quinta-feira, 10 de abril de 2008

Produtores processados por plantio de algodão transgênico em MT

03 de abril de 2008 - 13:46h
Autor: Assessoria
Fonte: http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=21618


Uma família de agricultores da cidade de Alto Taquari responderá na Justiça Federal pelo cultivo de algodão transgênico, organismo geneticamente modificado, não autorizado pela Comissão Técnica Nacionial de Biosegurança (CTNBio).

O processo contra os agricultores foi movido pelo Ministério Público Federal a partir de uma fiscalização realizada pelo Ministério da Agricultura (Mapa) na fazenda, de propriedade da família.

Na fiscalização ficou constatado o cultivo com fins comerciais de cerca de 385 hectares de algodão transgênico, com a presença da proteína CP4-EPSP, não autorizado pela CTNBio e a utilização de sementes não descritas no registro de cultivares do Mapa.

Os agricultores já foram autuados pela fiscalização que proibiu a colheita da lavoura e beneficiamento dos grãos e determinou a suspensão da venda do algodão transgênico cultivado.

O procurador da República Marcellus Barbosa de Lima, explica que a produção de organismos geneticamente modificados sem autorização ou em desacordo com com as normas estabelecidas pela CTNBio é crime previsto no artigo 29 da Lei 11.105/95, que prevê de um a dois anos de reclusão e multa.

A pergunta que fica é.... como eles conseguiram? quem deu essas sementes?

Nenhum comentário: