quinta-feira, 3 de abril de 2008

Cientistas Suecos Descobrem que Semente Alterada tem Vida Longa


Fonte: Valor Econômico, 03 abril 2008, pg B14


Cientistas suecos descobriram que sementes de algumas culturas geneticamente modificadas conseguem durar pelo menos dez anos no solo. A descoberta, noticiada pelo site da rede britânica BBC, deve aumentar as críticas de grupos contrários à transgenia. para os quais essas sementes não podem ser contidas uma vez plantadas. Isso provocaria contaminações em variáveis convencionais ou orgânicas.

Os cienhsta examinaram um campo experimental com canola transgênica resistente a herbicidas desenvolvido há uma década. O experimento foi interrompido, e funcionários do Conselho Sueco de Agricultura realizaram aplicações intensivas de químicos que deveriam ter erradicado as sementes. Mesmo assim, os cientistas localizaram 15 plantas com os genes modificados.

"Ficamos muito surpresos, disse à BBC Tina D'Hertefeldt, que liderou a equipe de cientistas da Lund University que realizou o plantio experimental há uma década. Os cientistas, no entanto, são cautelosos em afirmar que as plantas transgênicas, por terem sobrevivido, são mais resistentes que as convencionais.

A canola é a quarta maior cultura transgênica do mundo, depois da soja, milho e do algodão.


Nenhum comentário: