terça-feira, 8 de abril de 2008

Monsanto perde processo por contaminação

O agricultor canadense Percy Schmeiser conseguiu na semana passada uma vitória nos tribunais contra a Monsanto. Ele e sua esposa, Louise, ficaram mundialmente conhecidos após terem suas plantações contaminadas por canola transgênica e serem processados pela Monsanto acusados de violarem suas patentes biotecnológicas.

No acordo recente, a Monsanto irá pagar 660 dólares canadenses ao casal para pôr fim a uma ação de pequenas causas que eles moveram contra a multinacional em função dos custos que tiveram para remover a canola transgênica de suas lavouras.

“Após dez anos, finalmente justiça foi feita”, disse Schmeiser em entrevista após a decisão. “De fato eu sinto que se um agricultor for contaminado ele tem o direito de ir atrás da Monsanto e cobrar sua responsabilidade e a limpeza da contaminação”.

Já em 2005 a empresa havia concordado em pagar os custos referentes à limpeza da canola transgênica, desde que o casal assinasse um termo de sigilo em que se comprometesse a nunca revelar o conteúdo do acordo. “Esse acordo era uma verdadeira mordaça”, disse Schmeiser. “Jamais abriríamos mão de nossa liberdade de expressão para uma corporação”. De acordo com a negociação feita o casal Schmeiser não está impedido de falar sobre o termo assinado.

Segundo a Monsanto Canadá, 16 agricultores canadenses assinaram o termo de sigilo em 2007. Em 2005, foram 5 casos de agricultores contaminados que procuraram reparação dos danos. Em nota, a empresa afirma não assumir responsabilidade sobre o caso.

A partir de 1995 o cultivo da canola transgênica Roundup Ready (resistente ao herbicida Roundup, assim como a soja transgênica da Monsanto) se espalhou pelo Canadá. E como a canola é uma planta de polinização aberta (como o milho), é impossível conter a contaminação.

Percy alerta que o que está em jogo não são esses 660 dólares, mas sim milhões de dólares em compensação a agricultores que viram suas terras serem contaminadas por material transgênico e o direito dos agricultores de produzir lavouras livres de transgênicos. “Isso poderá custar à Monsanto milhões e milhões de dólares mundo afora”, conclui Percy.

Fonte: Por um Brasil Livre de Transgênicos, nº 386

Nenhum comentário: