segunda-feira, 21 de abril de 2008

Manifestantes anti-transgênicos presos e depois libertados na Indonésia

De acordo com o Boletim Por um Brasil Livre de Transgênicos - Boletim 389 - 18 de abril de 2008:


Logo após uma manifestação pacífica contra o arroz transgênico organizada pela Rede de Ação Contra Agrotóxicos (PAN Ásia-Pacífico) em 8 de abril, quinze pessoas provenientes de seis países asiáticos foram seqüestradas em seu próprio ônibus pela polícia, que os levou a uma delegacia. Lá foram submetidas a interrogatórios durante várias horas e só foram libertadas às três horas da manhã, mas tendo seus passaportes retidos.

A manifestação aconteceu durante a “Semana de Ação pelo Arroz”, realizada entre 2 e 8 de abril, que reuniu camponeses, agricultores, comunidades rurais e outros setores da sociedade com o objetivo de festejar e proteger a cultura do arroz sob o lema “Não ao arroz transgênico na Ásia”.

As autoridades de governo devolveram os passaportes dos manifestantes de forma incondicional somente após 3 dias, em 11 de abril. Segundo um dos manifestantes, a liberação do grupo só foi possível graças ao enorme apoio e solidariedade que recebeu de diversas organizações asiáticas.

Este episódio ocorrido na Indonésia mostra o poder que as transnacionais exercem sobre os governos, que em sua defesa utilizam o aparato repressivo do Estado para calar todo protesto contra os transgênicos. Mais ainda, mostra uma situação em que aqueles que deveriam ser submetidos a juízo por apropriação indevida dos recursos genéticos e por atentar contra a essência da vida (a semente) gozam de liberdade, enquanto os que defendem a vida e a soberania alimentar dos povos são privados de liberdade e tratados como criminosos.

RAP-AL Uruguay - Red de Acción en Plaguicidas y sus Alternativas para América Latina, 15/04/2008.

Nenhum comentário: