terça-feira, 10 de junho de 2008

Lobby da Monsanto para acabar com o levantamento de dados sobre o uso de venenos na agricultura norte-americana

O Boletim 396 - Por um Brasil Livre de Transgênicos traz um artigo impressionante... sobre o Lobby da Monsanto para acabar com o levantamento de dados sobre o uso de venenos na agricultura norte-americana. Vale a pena conferir!
....................

“Os dados de 2007 teriam mostrado um enorme aumento no uso de herbicidas aplicados nas lavouras transgênicas Roundup Ready, especialmente na soja. A imprensa agrícola esteve repleta de histórias sobre problemas que agricultores vêm enfrentando nos últimos anos à medida em que ervas invasoras se tornam resistentes ao glifosato e outros herbicidas. Acho curioso que no momento de maior interesse e necessidade de informações sólidas sobre o uso de agrotóxicos na soja, o Departamento de Agricultura dos EUA tenha
decidido parar de coletar dados.”

O comentário é do pesquisador americano Charles Benbrook, que há mais de 10 anos vem produzindo análises independentes sobre o crescente uso de veneno nas lavouras transgênicas nos EUA. Suas pesquisas baseiam-se principalmente nos dados do Departamento de Agricultura.

Todos os anos o Serviço Nacional de Estatística Agrícola (NASS, na sigla em inglês) do USDA (Departamento Americano de Agricultura, em inglês) conduz levantamentos sobre o uso de agrotóxicos em várias culturas, como milho, soja, algodão e trigo, e depois divulga estes dados. Os dados são usados por indústrias químicas, organizações da sociedade civil e agências governamentais para rastrear o uso de agrotóxicos e sua segurança, e muitos afirmam que esta é a única fonte de dados deste tipo realmente confiável e disponível para o público.

Entretanto, em 2007, o USDA reduziu seu levantamento de dados: coletou informações apenas sobre algodão, maçã e maçã orgânica. Agora o USDA está anunciando que, devido a cortes de orçamento, irá eliminar completamente o programa em 2008 e não coletará mais dado algum.

Bill Freese, da ONG Center for Food Safety, observa que a decisão preocupa ainda mais considerando-se que nos últimos anos tem havido um considerável aumento no uso de agrotóxicos nas lavouras transgênicas.

Os dados dos últimos anos mostraram que o uso de venenos em milho, soja e algodão transgênicos foi maior do que nas lavouras convencioais, embora a indústria de biotecnologia continue alegando que as lavouras transgênicas necessitariam menos agrotóxicos.

Sem os dados do USDA, pesquisadores, ONGs e outros setores interessados não terão outra maneira de monitorar esta tendência no futuro e confrontar as afirmações da indústria de biotecnologia. O Departamento Americano de Proteção Ambiental (EPA, em inglês) também confia nos dados do USDA para determinar como os produtos químicos devem ser regulados e quais agrotóxicos representam maior risco para a saúde pública.

A eliminação do programa “significará que agricultures ficarão sujeitos apenas a suposições e alegações em relação ao uso de agrotóxicos e adubos”, observou Don Lipton, um porta-voz do American Farm Bureau.

Empresas de agrotóxicos também usam os dados do programa quando querem renovar o registro de seus produtos.

Diversas organizações, entre as quais o Greenpeace, WWF e Union of Concerned Scientists, e mesmo a Syngenta (concorrente da Monsanto) e a ASA (Associação Americana dos Produtores de Soja) enviaram cartas de protesto para o ministro de agricultura.

Mas é interessante notar o silêncio da Monsanto, o gigante químico que produz as sementes Roundup Ready, desenvolvidas para resistir ao herbicida Roundup (glifosato) da própria Monsanto, aplicado em 3 de cada 4 hectares plantados com transgênicos no mundo.

Benbrook conclui: “Eu não me surpreenderia se existisse um silencioso lobby feito pela Monsanto para deixar o programa se extinguir.”
--
Com informações de:

- The Daily Green, 21/05/2008. http://www.thedailygreen.com/environmental-news/pesticide-data-program-cut-44052108
- Associated Press, 22/05/2008.
http://ap.google.com/article/ALeqM5jOv_zmzZkXkBWLHq5KSkc7WaHZNQD90QJCA80
- Union of Concerned Scientis - FEED - June 2008.
http://www.ucsusa.org/food_and_environment/feed/feed-june-2008.html
- Carta das ONGs para o USDA.
http://www.ucsusa.org/food_and_environment/genetic_engineering/letter-to-usda-secretary-on-nass.html
Fonte:
Boletim 396 - Por um Brasil Livre de Transgênicos

Nenhum comentário: