segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Transgênicos opõem Governo a príncipe Charles

Transgênicos opõem Governo a príncipe Carlos

Polêmica. Ministro exige que filho de Isabel II prove as suas acusações.
É literalmente uma questão de peanuts - que em inglês pode querer dizer "amendoins", mas também "coisa de nada"- aquela que na última semana lançou o príncipe herdeiro de Inglaterra e o Governo de Sua Majestade numa acesa troca de críticas. Os organismos geneticamente modificados (OGM), entre os quais se contam os próprios amendoins, vieram para o centro do debate na quarta-feira, quando o príncipe Carlos disse ao Daily Telegraph que a produção destes alimentos está a provocar "o maior desastre ambiental de todos os tempos".

O Governo, que tem apoiado a investigação dos transgénicos, pareceu ignorar a opinião do príncipe. Mas ontem, pela voz do ministro do Ambiente, Phil Woolas, exigiu aos "opositores dos OGM" que provem as suas acusações.

"Se têm sido um desastre, por favor, mostrem-nos as provas disso." disse o ministro. "É muito fácil para quem tem comida ignorar a questão, mas nós temos a responsabilidade de usar a ciência para ajudar os que não têm."

A modificação genética dos alimentos consiste na alteração do DNA das sementes em laboratório com o objetivo de aumentar a resistência e a produtividade das culturas. Os apoiantes dos transgénicos dizem que estes podem ser a solução para enfrentar a crise alimentar no mundo. Mas para os opositores essas experiências são demasiado arriscadas.

A oposição do príncipe não foi novidade para os ingleses - eles próprios desconfiados dos OGM. Em 1998, Carlos disse que "as modificações genéticas levam a humanidade para áreas de possibilidade que só Deus deve possuir".Mas a dureza das declarações apanhou de surpresa a imprensa de britânica. O príncipe herdeiro, que segundo o costume britânico se deve manter afastado dos assuntos da governação, sobretudo, aqueles eminentemente cientificas, afrontou o Governo de Gordon Brown que tem apoiado a investigação genética com alimentos.

A equipa governativa considera que a investigação dos OGM é uma questão moral porque pode ajudar a salvar da fome milhões de pessoas nos países em desenvolvimento.Nos últimos anos, os trabalhistas deram luz verde a 54 experiências genéticas com alimentos e autorizaram o cultivo de OGM no Norte do país.

Fonte: http://dn.sapo.pt/2008/08/18/internacional/transgenicos_opoem_governo_a_princip.html

Nenhum comentário: