quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Príncipe Charles diz que transgênicos podem levar ao maior desastre ambiental de todos os tempos

Fonte: BBC Brasil

Em uma reportagem da BBC Brasil o Príncipe Charles diz o que acha sobre transgênicos. Pena que o governo britânico não deu atenção e já liberou 54 plantações experimentais na Grã-Bretanha.
Transgênicos podem levar a 'desastre', diz príncipe Charles
O desenvolvimento de cultivos geneticamente modificados pode criar o maior desastre ambiental "de todos os tempos", advertiu o princípe Charles, herdeiro da Coroa Britânica, em entrevista ao jornal The Daily Telegraph.

Segundo o príncipe, alimentos transgênicos estão danificando o solo da Terra e enormes corporações multinacionais envolvidas no desenvolvimento de alimentos geneticamente modificados estão conduzindo "uma gigantesca experiência com a natureza e toda a humanidade que deu seriamente errado".

Apoiar-se em "gigantescas corporações" por alimentos pode acabar em "absoluto desastre", afirmou.

"Isto seria a destruição absoluta de tudo (...) e a forma clássica de garantir que não há alimentos no futuro."

O que deveríamos estar debatendo é "segurança de alimentos e não produção de alimentos", disse o príncipe no Daily Telegraph.

Segundo ele, ao invés de experimentar com tais culturas, o país deveria oferecer mais apoio a agricultores locais.

O governo britânico disse que todas as vozes são bem-vindas no debate sobre culturas transgênicas.

Mas o correspondente da BBC, Nicholas Witchell, disse que os comentários "robustos" do príncipe provavelmente vão irritar o governo, que deu sinal verde a 54 plantações experimentais de transgênicos na Grã-Bretanha desde 2000.

Mesmo para um príncipe que há muito defende agricultores orgânicos e critica cultivos transgêncos, estes comentários são considerados radicais, disse Witchell.

Esta não é a primeira vez que o príncipe Charles se une ao debate sobre transgênicos. Em 1998, ele advertiu que engenharia genética estava levando o homem a uma esfera que pertence "a Deus e só a Deus".

O príncipe possui uma fazenda que produz alimentos orgânicos em Gloucestershire, no interior da Inglaterra.

Nenhum comentário: