sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Educação ambiental ou manipulação?

Enquanto a Monsanto lança site onde você pode conhecer "os "pilares de sustentabilidade Monsanto" através de seus produtos, práticas e projetos." Ao clicar nos produtos sustentáveis da Monsanto, encontramos links para seu herbicida Round Up e para suas sementes transgênicas. Sempre com fotos de crianças felizes, explicações de como se faz um transgênico e divulgação do seu Prêmio Agroambiental.

A Estrela e o Wal-Mart lançam um jogo sustentável (Consumidor Moderno). Dentro do plano global de sustentabilidade da companhia, a rede fez uma parceria com a Brinquedos Estrela para o lançamento do Banco Imobiliário Sustentável.

O Wal-Mart e a Estrela fecharam um acordo de comercialização exclusiva que vale até o final de 2008.

No jogo, o sistema de troca substituiu o dinheiro por crédito de carbono e os bairros e ruas de São Paulo e Rio de Janeiro foram substituídos por reservas naturais como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros e Serra da Mantiqueira e por regiões produtoras de cana-de-açúcar como Ribeirão Preto (SP), Três Lagoas (MS), Teotônio Vilela (AL).

Dentro da proposta de educação ambiental, as companhias de transporte deram lugar para empresas de Reciclagem Energética, de Reflorestamento, de Agricultura Orgânica e de Reciclagem Mecânica. As cartas de Sorte ou Revés também são temáticas.

Parabéns à iniciativa da Estrela. Isso sim é EDUCAÇÃO ambiental, e não MANIPULAÇÃO ambiental.

Nenhum comentário: