segunda-feira, 15 de junho de 2009

Agrotóxicos = câncer, danos ao sistema nervoso, poluição ambiental

Os perigos dos agrotóxicos (e transgênicos) não estão somente na contaminação ambiental, que por si só já é preocupante, mas também há malefícios na saúde humana.
De acordo com Neice Muller Xavier Faria, médica e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), em entrevista à IHU-Online, informa que “o principal mecanismo de ação dos inseticidas é sobre o sistema nervoso dos insetos e o problema é que este efeito não se restringe à espécie-alvo e pode afetar também os mamíferos”. Os agrotóxicos também podem causar "neuropatias, distúrbios respiratórios (asma e doença respiratória crônica inespecífica), gastrointestinais (incluindo hepatopatias) e endócrinos (hipotireoidismo/bócio), além de câncer".
Já trabalho da Dra. Jandira Maciel da Silva, na região sul de Minas Gerais sobre o aumento do câncer nessa região, mostrou que "os trabalhadores que declararam ter tido exposição a agrotóxicos apresentaram um risco de quase quatro vezes maior para o desenvolvimento de câncer hematológico em relação àqueles que não declararam exposição."
Na entrevista da Engenheira Agrônoma Maria José Guazzelli, há a informação que "o Brasil, em 2008, tornou-se o maior consumidor mundial de venenos agrícolas (733,9 milhões de toneladas), ultrapassando os Estados Unidos (646 milhões de toneladas). Em 2007, as vendas no Brasil significaram 5,372 bilhões de dólares e em 2008, 7,125 bilhões. A cultura que mais consome agrotóxico é a soja. No total, os herbicidas representam cerca de 45% das vendas, os inseticidas 29%, e os fungicidas 21%". Ou seja, o tão famigerado argumento de que culturas transgênicas diminuem o uso de agrotóxicos não passe de marketing.
A engenheira agrônoma também afirma que nos cultivos Bt, “nos quais toda a planta é transformada num agrotóxico pela transgenia, se os genes Bt forem transferidos, eles poderiam fazer nossas bactérias intestinais tornarem-se fábricas vivas de agrotóxicos”. A entrevista também fala dos perigos do Round up, dos danos ao solo, às plantas e à saúde humana.
O Round up hoje é tido como um dos menos danosos (sic) herbicidas ao ambiente, fato que a engenheira agrônoma e centenas de outros pesquisadores e livros discordam (Roleta Genética, O Mundo Segundo Monsanto).
Antigamente, era o DDT o agrotóxico mais seguro... hoje ele é proibido no Brasil. (Antes tarde que nunca!)

Um comentário:

Viver Sustentável disse...

há um trabalho sendo feito no Brasil, muito pouco divulgado, para remediar ou resolver de vez essa situação... mas parece que a indústria do agrotóxico ainda domina a parada.
Vejam este link:
http://viver-sustentavel.blogspot.com/2008/11/agro-homeopatia-lavoura-produtiva-sem.html