quinta-feira, 30 de julho de 2009

Monsanto NÃO entra com liminar contra a cartilha de orgânicos

A cartilha produzida pelo Ministério da Agricultura sobre agroecologia não teve sua distribuição impedida. A cartilha "O Olho do Consumidor", com ilustrações de Ziraldo, foi lançada para divulgar a criação do "Selo do SISORG" (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor e fiscalizando as entidades certificadoras.
A tiragem foi de 620 mil cópias.
Segundo me informado por email, através da Heloísa Moraes da CDI Comunicação Corporativa:
Por conta dos recentes boatos que têm circulado na internet, sobre uma possível ação judicial da Monsanto contra campanha educativa coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre os benefícios de alimentos livres de agrotóxicos, a Monsanto esclarece que eles não procedem e que desconhece a origem dessa informação. A empresa reafirma o respeito pela liberdade de opinião, expressão e escolha do mercado, instituições e empresas pela utilização de culturas convencionais, geneticamente modificadas ou orgânicas. A Monsanto se orgulha de ser líder em biotecnologia agrícola e acredita profundamente nos benefícios das culturas geneticamente modificadas, que têm potencial para ajudar a aumentar a produção de alimentos, com menos recursos naturais e, ainda, melhorar a vida de agricultores em todo o mundo.
Assim como o Gabriel Cunha também alertou em seu blog.
Agradeço os alertas! Não sei quem começou, mas nós já retificamos o erro.

Um comentário:

Fernando Medeiros disse...

Com uma empresa desse tipo não confio em nada!!!

Este documentário dos links abaixo É UM TRABALHO DE UMA JORNALISTA francesa, que vai aos quatro cantos do planeta (do Brasil só citaram, mas já estamos sob o domínio, também em um país com governo "corruptível" como o nosso...) e mostra as manobras da MONSANTO e de COMO COMEÇOU ESTA HISTÓRIA DE TRANSGÊNICOS NO MUNDO, OS OBJETIVOS, O QUE SÃO E COMO PASSAMOS A CONSUMI-LOS e não percebemos como estamos a mercê de propagandas enganosas e interesses econômicos, em detrimento da nossa saúde. Recente divulguei uma cartilha brasileira elaborada pelo governo, que a Monsanto, "a poderosa" conseguiu impedir, pois divulgava alimentos orgânicos, que são contra o intere$$e da MONSANTO, aqui no Brasil. Agora me caiu na mão este trabalho. CHOCANTE. Não deixe de assistir, é longo mas dá pra entender e ver por partes, comecei e não consegui mais parar, é um absurdo atrás do outro, vi tudo, de ótima qualidade, e fiquei estarrecido, mostra como estamos totalmente ignorantes do que acontece e como somos manipulados...NÃO DEIXE DE ASSISTIR E DIVULGAR. Isso tudo é muito recente (+ou- 30 anos)e talvez consigamos reverter esse quadro ou cavar uma trincheira. Quem sabe minimizar a presença dela e de seus venenos. A Europa e Canadá entre outros baniram seus produtos, .
Nando


ISSO É MUITO SÉRIO!!! FINALMENTE PODEMOS E DEVEMOS DIVULGAR ESTAS INFORMAÇÕES!!!


Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a Monsanto) e o documentário homônimo são um libelo contra os produtos e o lobby da multinacional.
__________

A Monsanto produz 90% dos transgênicos plantados no mundo e é líder no mercado de sementes. Para ecologistas e movimentos sociais ligados a pequenos agricultores, a empresa é a encarnação do mal.
___________
O trabalho cataloga ações da Monsanto para divulgar estudos científicos duvidosos de apoio às suas pesquisas e produtos, a exemplo do que fez por muitos anos a indústria do tabaco, relaciona a expansão dos grãos da empresa com suicídios de agricultores na Índia, rememora casos de contaminação pelo produto químico PCB e detalha as relações políticas da companhia que permitiram a liberação do plantio de transgênicos nos Estados Unidos.
___________
Em 2007, havia mais de 100 milhões de hectares plantados com sementes geneticamente modificadas, metade nos EUA e o restante em países emergentes como a Argentina, a China e o Brasil.
___________
CRÉDITOS:
Marie-Monique Robin autora do livro e do filme, bem como diretora do filme.
___________

Lista de links das 12 partes:
Parte 1/12:
http://www.youtube.com/watch?v=DCx4Dg...
Parte 2/12:
http://www.youtube.com/watch?v=QcbGVH...
Parte 3/12:
http://www.youtube.com/watch?v=JENyxk...
Parte 4/12;
http://www.youtube.com/watch?v=YAOGHj...
Parte 5/12:
http://www.youtube.com/watch?v=znO6EM...
Parte 6/12:
http://www.youtube.com/watch?v=sBaozV...
Parte 7/12:
http://www.youtube.com/watch?v=pRj4c3...
Parte 8/12:
http://www.youtube.com/watch?v=58TNsc...
Parte 9/12:
http://www.youtube.com/watch?v=_hZPFb...
Parte 10/12:
http://www.youtube.com/watch?v=ujDPyK...
Parte11/12:
http://www.youtube.com/watch?v=zTGK-7...
Parte 12/12:
http://www.youtube.com/watch?v=NfSag5...

__________
Para ver todas as partes em sequencia, clique nesse link da Lista de Reproducao:
http://www.youtube.com/view_play_list...