sexta-feira, 17 de julho de 2009

Monsanto investe em trigo transgênico

A Monsanto Company comprou a WestBred, empresa especializada no germoplasma do trigo, material genético para a produção de sementes, o custo foi de US$ 45 milhões. A intenção é a produção de trigo transgênico. Segundo Carl Casale, vice-presidente executivo de estratégia global e operações da Monsanto. "Com a WestBred, seremos capazes de oferecer avanços para o melhoramento genético e a biotecnologia, que proporcionarão aumento de produtividade para a triticultura."
As sementes desenvolvidas pela Monsanto com o germoplasma da WestBred servirão como base para a criação de novos eventos biotecnológicos, cujos focos iniciais serão tolerância à seca, uso de nitrogênio e maior produtividade. A Monsanto também irá explorar as oportunidades de tolerância a herbicidas e resistência a doenças, mas os planos não incluem desenvolvimentos do evento Roundup Ready® de primeira geração no trigo.
Será que a Monsanto não vai investir em Roundup Ready devido às diversas daninhas já resistentes ao herbicida??
Com a compra desta empresa, a Monsanto adquire uma enorme quantidade de germoplasma de trigo, que é a base do melhoramento genético tradicional (cruzamento natural de plantas). Assim, a quantidade de material disponível diminui... as opções do agricultor se afunilam... é um verdadeiro monopólio!
Fonte: Safra News

Nenhum comentário: