quinta-feira, 9 de julho de 2009

Suspeita de sementes transgênicas em hortas chinesas da Toscana

"Ontem foi bloqueada uma vasta área cultivada a céu aberto com sementes provenientes da China com características genéticas não claras. Além disso, os campos eram irrigados com água não controlada. Um dano não só àsaúde, mas também ao ambiente".
O ministro das políticas agrícolas alimentar e florestal Luza Zaia, comenta a operação denominada "Horta Chinesa" ocorrida na Comune di Prato com a participação do Comando da Província e do Núcleo Agroalimentar e Florestal de Roma do Corpo florestal do Estado em colaboração com o pessoal da Agência Regional de Proteção ao Ambiente e do Território da Toscana e da Polícia Municipal.
A operação "Horta Chinesa" apreendeu 4 hectares de campo cultivado com sementes não certificadas provenientes da China com características genéticas não conhecidas. Vinte quilos de sementes importadas sem autorização da China foram apreendidos. A horta, localizada em "Maliseti", era gerida por pessoal asiático.
O que agrava a situação é que estas sementes foram introduzidas em nosso território diretamente através dos cidadãos chineses em ocasião de suas viagens à China, com o material em sua bagagem pessoal. 
A operação "Horta Chinesa" foi a segunda realizada em Prato. Meses atrás outra operação ocorreu em 3 empresas de cidadãos chineses que tinham atividades de cultivo de hortaliças. No total das 2 operações foram inspecionados cerca de 13 hectares de terrenos cultivados com hortaliças, apreendidos 40 quilos de sementes de várias espécies vegetais.

Fonte: tradução livre de Libero.it.

Nenhum comentário: