quarta-feira, 22 de abril de 2009

Produtores do RS perdem e são obrigados a pagar royalties para Monsanto

No início da semana passada foi concedida uma liminar que determinava que os produtores não remetessem mais os 2% comercializados (royalties) para a multinacional.
A decisão foi resultado de uma ação coletiva dos sindicatos rurais de Passo Fundo, Sertão e Santiago. Contudo, a Monsanto, na mesma semana, entrou com recurso na semana passada depois que um juiz da 5ª Vara Civil de Porto Alegre determinou que os valores fossem depositados em juízo pelos agricultores. A Associação dos Produtores de Soja calcula que somente nesta safra o pagamento de royalties chegue a R$ 1 bilhão no Brasil.
Sengundo os produtores, a soja transgênica trouxe um ganho quando foi lançada no Brasil. E hoje se nós pegarmos essa parte da rentabilidade do soja que dá e sobra pro produtor por ano por hectare 5 a 10 sacas e nós pegarmos os dois por cento que é pago por total bruto da produção ele vai atingir mais ou menos 13% da receita líquida. Os 2% se transformam porque eles são pegos do bruto e não da receita líquida.
Fonte e mais informações em: ClicRbs.

2 comentários:

Jacqueline disse...

Os produtores têm que pagar mesmo. Consumidor nenhum pediu para plantarem isso, aliás, pelo contrário!
Quem sabe assim eles deixam de produzir transgênicos que só são bons para as empresas.

Anônimo disse...

eles teriam que pagar pra nós também consumidores,tanto a mon"santo" que de santo não tem nada como os produtores e os politicos todos tinham que nos pagar por nos fazer de cobaias sem nos consultar.