domingo, 5 de abril de 2009

A Contaminação por Urânio Através das Bombas - Documentário

Este não é um post sobre transgênicos, mas sobre um tema igualmente perigoso e pouco discutido. A contaminação por urânio através das bombas. Abaixo a tradução do texto inicial do blog Critical Docs sobre o documentário
Em abril de 1949 foi criada a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Durante 60 anos o principal objetivo dessa organização foi "guardar a liberdade e segurança de seus estados membros por meios políticos e militares", sempre seguindo "valores de democracia, liberdade individual, normas das leis e resolução pacíficas nas disputas". O que muitos não sabem, é que as armas usadas nas guerras desta última década contêm material radioativo, o urânio. As consequências do uso do urânio nas armas em conflitos é desastroso. No documentário "Deadly Dust" (o qual foi praticamente censurado na Alemanha, embora produzido inicialmente por uma TV alemã) os diretores Freider Wagner e Valentin Thurn mostram a horrorosa realidade das pessoas e das regiões contaminadas pelo urânio. Dr. Siegwart-Horst Gunther, um colega de Albert Schweitzer, e Tedd Weyman do Centro Pesquisa Médica de Urânio viajaram ao Iraque e à Iugoslávia, da Alemanha e do Canadá, repectivamente, para estimar a contaminação pelo urânio. As histórias que eles contam mostram que a OTAN tem cometido vários crimes de guerra!
O documentário mostra a alta taxa de crescimento de crianças deformadas, de câncer na população, enfim, mostra que a guerra não causa somente os danos imediatos mas afeta a população por gerações. Vale a pena assistir.

Nenhum comentário: