quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Agrotóxico da Bayer usado no arroz GM não poderá ter sua licença renovada na Europa

O glufosinato de amônio, produzido pela Bayer, usado no seu arroz transgênico, não poderá mais ter sua licença renovada, junto com outros 21 agrotóxicos. A notícia vem do site do Greenpeace.
Abaixo um trecho do artigo:

"A Comissão Européia anunciou hoje a nova lei de pesticidas, que impede a renovação da licença de mercado do agrotóxico glufosinato de amônio - usado em lavouras de algodão, milho e arroz transgênicos, dentre outras culturas - em seus países membros. Outros 21 pesticidas também entraram na lista.

Apesar da boa notícia, a lei só vale para as futuras licenças de uso e suas renovações. Com isso, algumas substâncias perigosas permanecerão sendo utilizadas até 2020, colocando em risco populações e o meio ambiente.

A conclusão do corpo de cientistas consultados pela Comissão é de que o glufosinato apresenta alto nível de toxicidade, considerado impróprio para uso em lavouras e para consumo humano, mesmo em quantidades mínimas.

O glufosinato é produzido pela Bayer, que também desenvolve transgênicos resistentes a este tóxico. Um exemplo de transgênico resistente a glufosinato é o arroz Liberty Link 62, que, no Brasil, aguarda audiência pública antes de ser votado na CTNBio."
Para saber mais: Greenpeace e OutraAgricultura

Nenhum comentário: