terça-feira, 29 de julho de 2008

Para Criar Alimentos Saudáveis Não é Necessário Fazer Uso de Transgênicos - O Caso do "Tomate Negro"

Contra o envelhecimento, chega o tomate negro

Il pomodoro nero

ROMA (25 julho) - Se chama "Sun black", o tomate de pele negra e de polpa vermelha rico em propriedades oxidantes nascido de um projeto com a participação da univerisdade de Pisa, Modena, Reggio Emilia e Tuscia e financiado pelo Ministério da Universidade e da Pesquisa Científica Italiano.

A "Sun black", variedade produzida sem recorrer à tecnologia dos transgênicos, apresenta a pele de coloração roxo tendendoao negro. A cor é derivada da presença de antocianina, pigmento presente em alguns alimentos, como a uva preta, que desenvolve uma potente ação antioxidante, diminuindo o acúmulo de radicais livres.

O tomate negro, que conserva contudo, a polpa de cor vermelha e mantém inalterado o sabor, foi obtido através do cruzamento de diversas variedades de tomate.

O projeto tem dois objetivos: o primeiro, está relacionado às pesquisas agroalimentares e a um possível ingresso da variedade no comércio. O segundo, está voltado ao estudo dos genes envolvidos no processo de produção de antocianinas para melhorar, sem recorrer às técnicas transgênicas (OGM), o componente nutricional dos alimentos.

Fonte: Il Messaggero

Nenhum comentário: