sexta-feira, 11 de julho de 2008

Estado do Paraná Denuncia Senadora que Defende a Não-rotulagem dos Transgênicos

Fonte: Conselho de Fiscalização do Cumprimento da Lei de Transgênicos
"O coordenador do Grupo de Trabalho sobre Transgênicos do Governo do Paraná, Álvaro Rychuv, encaminhou ofício para senadora Kátia Regina Abreu (DEM-TO) com críticas contra o Decreto Legislativo nº 90/2007, que busca suspender a identificação dos animais alimentados com ração transgênica. A identificação de alimentos geneticamente modificados é uma medida prevista por outro Decreto, o de número 4.680/03.

“A população não pode ser enganada. A informação é imprescindível para que a população possa exercer seu direito de escolher qual alimento pretende consumir”, ressalta Rychuv.

O coordenador rebate a justificativa da senadora, que considera o artigo 3º do decreto “verdadeiro convite ao seu descumprimento” - em razão de suposta dificuldade para rastreabilidade – e a sua interpretação sobre o símbolo que identifica os alimentos com organismos geneticamente modificados OGMs “que remetem a idéia de atenção e cuidado e pode fomentar a desconfiança na população”.

Para Álvaro, a crítica representa a contradição que os defensores dos OGMs sempre revelam quando tentam impedir a identificação desses produtos. “Se não representa risco para saúde, porque querem impedir a identificação?”, questiona o coordenador. Ele salienta ainda que a identificação já ocorre em óleos de cozinha obtidos a partir da soja transgênica. “Assim, não haveria problema algum para identificar também os animais alimentados com ração transgênica”.

Atualmente, Regina está em licença para, segundo informa o seu site, “tratar de assuntos particulares”. A senadora vai se dedicar às eleições municipais no Tocantins e à sua campanha para a presidência da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, cuja eleição será realizada entre outubro e novembro deste ano."
Para saber mais sobre a rotulagem dos transgênicos e este projeto.

Nenhum comentário: