Fonte: Conselho de Fiscalização do Cumprimento da Lei de Transgênicos
A pesquisa sobre a situação da produção de soja transgênica no Paraná, realizada pelo jornal Gazeta do Povo, “está comprometida em sua veracidade, já que foi conduzida pelo CIB (Conselho de Informações sobre Biotecnologia), instituto patrocinado pelas multinacionais que vendem sementes geneticamente modificadas, como a Monsanto, Bayer, Basf e Singenta”, afirmou o engenheiro agrônomo Valdiz Izidoro Silveira, presidente da Claspar – Empresa Paranaense de Classificação de Produtos.
Valdir Izidoro destaca que “a parcialidade da matéria fica clara, quando a principal entrevistada é Alda Lerayer, diretora executiva da organização pró-transgênicos. A não prática do bom jornalismo fica evidente também ao se constatar a não realização de nenhuma entrevista com quem pudesse constentar os transgênicos. Os entrevistados pró-transgênicos puderam então defender os interesses das empresas multinacionais de sementes transgênicas”.
“Este tipo de matéria – ressalta Valdzir Izidoro – nos bons tempos do jornalismo independente deveria ser tarjada com a indicação de matéria comercial, ou seja, uma edição não condizente com o isento e honesto jornalismo”.
O QUE É O CIB – O Centro de Informações sobre Biotecnologia foi criado e é mantido pelas empresas nacionais e multinacionais do agronegócio. São patrocinadores do
CIB:
Arborgen Ltda
Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA)
Associação Brasileira de Obtentores Vegetais (Braspov)
Associação Brasileira de Produtores de Semente (Abrasem)
BASF
Bayercropsciences
Cargill Agrícola
Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural ( IFSC - USP)
Cooperativa Central Agropecuária de Desenvolvimento Tecnológico e Econômico (Coodetec)
Dannemann, Siemsen, Bigler e Ipanema Moreira
Di Blasi, Parente, Soerensen Garcia & Associados S/C
Dow Agrosciences
DuPont do Brasil
Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
Koury Lopes Advogados (KLA)
Monsanto do Brasil
Nestlé Brasil Ltda
Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)
Sociedade Rural Brasileira (SRB)
Syngenta Seeds
Nenhum comentário:
Postar um comentário