sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Transgênicos contaminam Orgânicos na Bélgica

Em artigo do Le Monde, a organização belga de defesa dos consumidores Test-Achats detectou traços de organimos geneticamente modificados (OGM) em 22 dos 113 produtos alimentícios testados recentemente, em uma vasta pesquisa sobre a qualidade da alimentação. Alguns desses produtos eram orgânicos. Em 2003, uma pesquisa semelhante não detectou nenhum com OGM.
Segundo a organização, 12 produtos testados continham milho e soja com traços de OGM, porém, inferiores ao limite europeu autorizado, de 0,9%, podendo ser resultado de uma contaminação "acidental".
Sete outros produtos continham traços de OGM não autorizados pela União Européia. Sua quantidade, mínina, não é o problema, mas sua natureza sim, já que eles não estão em conformidade com a regulamentação comunitária.
Além disso, 2 produtos biológicos (orgânicos) apresentaram OGMs autorizados e um produtos biológico continha mais de 0,9% não mencionado na etiqueta. Esses produtos apresentados como "sem OGM" não oferecem nenhuma garantia quanto à uma contaminação involuntária.


Partidária de uma linha "dura", a organização Test-Achats é contraria às mudanças de 1º de janeiro de 2009 na legislação européia, que prevê que uma presença "imprevisível ou tecnicamente inevitável" de OGM nos alimentos orgânicos não deve nem constar na etiqueta desde que 0,9% seja atendido...
No geral, estimam os autores da enquete, os "produtos OGM não serão por muito tempo raridade" no mercado belga, a menos que seja adotada uma legislação bem severa. Em junho de 2008, esta região promoveu uma agricultura "de qualidade, orgânica e tradicional", quaisquer que sejam as regras nacionais ou européias, o governo regional vai contra ao "ultra-liberalismo" da Comissão de Bruxelas e à sua "intransigência" frente aos países que se declaram adversários dos OGM.

Para ler o artigo completo: En Belgique, des traces d'OGM dans des assiettes bio

Um comentário:

J. Botelho disse...

Muito interessante esse blog!

Tambem tenho um ligado ao ambiente. Se quiserem participar taí o link:

http://d-sustentavel.blogspot.com/

Abços