quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Nova Polêmica na FR em torno do Milho Transgênico MON 810

milho ogm


Um relatório da Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (AFSSA) publicado hoje pelo jornal "Le Figaro" afirma que o milho geneticamente modificado produzido pela firma americana Monsanto, cujo cultivo está suspenso na França há um ano, não é perigoso para a saúde.
O Governo da França proibiu o cultivo do milho transgênico MON 810 depois de um estudo que focava sobretudo os impactos ambientais. Já este estudo da AFSSA se baseou no quesito saúde.


Milho transgênico permanece proibido
O primeiro-ministro francês François Fillon, afirmou que continuará proibido o cultivo de milho transgênico MON 810 para evitar risco ambiental. O anúncio foi feito após a publicação pelo jornal Le Figaro.
Interrogado sobre o encontro à Bruxelas, dia 16, Fillon observou que o relatório da AFSSA não muda a direção do governo. Isto, diz Fillo, informa que o milho MON810 nao é perigoso para a saúde mas a escolha de proibí-lo foi tomada pelo governo "com relação aos potenciais riscos ambientais". Há também o risco de "disseminação" das sementes ogm para outros campos, risco que o relatório da AFSSA não pôde dispensar.
As conclusões da AFSSA, diz Fillon, "não se rementem às nossas preocupações sobre o tema da disseminação e, portanto, manteremos a decisão de proibição adotada em 2008".

Fonte: G1 e Virgilio Notizie
Tradução da figura: OGM eu não quero.

Nenhum comentário: