segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

EUA querem bloquear importação de transgênicos criados em outros países

Um artigo na New Scientist chama a atenção para a nova política de transgênicos nos EU. Abaixo, tradução livre de um trecho:
"Depois de mais de uma década exportando suas culturas geneticamente modificadas para o mundo, os EUA estão se preparando para bloquear a entrada de comida geneticamente modificada do resto do mundo...
O aviso foi dado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA): a menos que o desenvolvimento de plantas e animais transgênicos seja monitorado de perto, o USDA pode não permitir a entrada de potenciais plantas ou animais transgênicos que ameacem a segurança alimentar da nação.
não ogm transgenicoEm 2006, a Organização Mundial do Comércio (OMC) deu parecer favorável aos EU, na discussão de que as normas de regulamentação de culturas GM da União Européia eram anti-livre comércio."


É muito interessante como os EU fazem negócio. Primeiro, "enfiam" os OGM s no mundo todo, seja judicialmente (quebrando normas e acusando os países) ou através de contaminações. Depois, não querem que os transgênicos de outros países (isto é, de outras empresas que não as suas famosas multinacionais) façam o mesmo com eles. Será que a OMC também vai acusá-los de anti-livre comércio?

Nenhum comentário: