quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

CTNBio aprova o milho Herculex, parceria da DuPont com a Dow AgroSciences

O milho transgênico Herculex, da DuPont e Dow AgroSciences Industrial, foi aprovado hoje pela CTNBio. Foram 16 votos a favor contra 5 votos. Agora são 6 as variedades de milho geneticamente modificados, 1 de soja e 3 de algodão. O milho aprovado é tolerante ao glufosinato de amônio e é resistente a insetos.
O Glufosinato de amônio é um herbicida aplicado na pós-emergência das plantas infestantes, também é um regulador de crescimento.

A Bayer e a Monsanto já tiveram variedades aprovadas ano passado. Além dessas empresas, a Syngenta também já teve uma variedade aprovada. Essas variedades aprovadas já foram multiplicadas para o plantio na safra de 2008/09.

Não podemos esquecer que o milho tem a polinização cruzada, isto é, o pólen de uma planta fecunda o estigma de outra planta. Assim, o milhoconvencional (ou orgânico) é facilmente contaminado pelo milho transgênico. Na soja isso é diferente, ocorre a autopolinização, onde o pólen de uma planta fecunda o estigma da mesma planta. Essa diferença de polinização entre as plantas ocorre por vários motivos, dentre eles o formato da flor.

Fonte: Reuters

2 comentários:

Anônimo disse...

PARA ESCLARECIMENTOS O MILHO TRANGENICO É UM MILHO HIBRIDO. iSTO QUER DIZER NAO HA CRUZAMENTOS COM OUTRAS ESPECIES

Transgênicos Não! disse...

PARA ESCLARECER: O milho híbrido é um cruzamento de diferentes espécies de milho, é obtido através do melhoramento genético tradicional e é aceito pela agricultura orgânica.
O milho híbrido pode sim cruzar novamente com outras espécies de milho. Se um híbrido cruzar com outra espécie de milho, ele vai originar outra planta que não vai apresentar as mesmas características do híbrido (isso é o que se chama "vigor de híbrido"). Por exemplo, se um milho híbrido que foi selecionado para regiões com altas temperaturas, se cruzado com uma variedade crioula, vai perder essa característica.
O milho transgênico é um milho (híbrido ou não) que recebeu um material genético de um outra organismo que normalmente não ocorreria na natureza (pode ser de um microrganismo, de um animal, de outra planta, etc) feito para ser resistente a determinado defensivo químico vendido pela empresa que produz o milho transgênico. Vários problemas surgem daí, o material genético adicionado é feito através de um canhão que introduz o gene em algum lugar do DNA do milho, ou seja, ninguém sabe como isso ocorre e nem que processos altera. Além disso, quando o milho é resistente a defensivos o produtor pode usar mais, aumentando assim a poluição ambiental e contaminação do alimento.