quinta-feira, 26 de março de 2009

Leite de cabra transgênico contra a diarréia (!)

Leite de cabra transgênico contra a diarréia!!!
O leite deve conter lisozima e lactoferrina humanas em concentrações compatíveis com as presentes no leite humano. Essas substâncias são imunomoduladoras e antibióticos naturais. Essa pesquisa faz parte do projeto Recodisa, que visa criar novos medicamentos às doenças simples e complexas do semi-árido. A pesquisa levará 2 anos e serão gastos milhões de reais.
Pensei que uma solução simples para a diarréia fosse estimular as pessoas a comerem melhor e com mais higiene... O ruim é que desta forma não se cria nada para ser comercializado, não é?

PCB é encontrado em leite materno de brasileiras

Pesquisa da Unicamp avaliou o leite de 200 mulheres e encontrou o PCB (Bifenil policlorado) que é um dos 10 poluentes com alto grau de toxicidade.
Começou a ser utilizado na década de 30, por empresas como a Monsanto e a Bayer por causa de suas vantagens químicas e físicas: era um composto não-inflamável, de alta resistência elétrica e grande estabilidade. Depois da produção de milhões de toneladas, viu-se que permanecia no ambiente por muito tempo.
Em adultos pode provocar irritações cutâneas, em crianças há o perigo da anemia, da redução de crescimento, de menor QI, entre outros.
Fonte: Revista Época

quarta-feira, 18 de março de 2009

Brasil deixa claro que não quer arroz transgênico

Hoje ocorreu a audiência pública sobre o arroz transgênico. Foram 12 palestrantes com 15 minutos para fazer sua defesa ou crítica.
Ambientalistas e cientistas mostraram os perigos do arroz transgênico e a falta de estudos da Bayer.
A empresa não respondeu o que vai fazer para evitar a contaminação das outras lavouras, não apresentou estudos sobre resíduos de agrotóxicos nos grãos e, teve seus fracos argumentos rebatidos por cientistas.
Para saber mais o que ocorreu na audiência pública entre no site do Greenpeace ou no Twitter do GreenBrasil.
Em uma semana foram 15 mil assinaturas contra o arroz transgênico. Se você ainda não assinou, acesse a petição. É muito importante a sua participação, a votação do arroz transgênico da Bayer será esta quinta-feira (19/03) na CTNBio.

ATUALIZAÇÃO (20/03):
A votação sobre o arroz transgênico foi adiada para o 2º semestre do ano. Porém, o algodão Bt da Dow foi liberado.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Escolha do Selo do Produto Orgânico Brasil

Até o dia 19 de março está aberta a votação para o selo do Produto Orgânico Brasil (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica). São 3 selos para escolha, é necessário apenas cadastrar email e nome. 
O selo vencedor está previsto para entrar em vigor em 2010. Para votar é só entrar no site do Ministério da Agricultura.

  
  
Eu votei no primeiro... acho que dá mais destaque para a palavra ORGÂNICO.

terça-feira, 10 de março de 2009

Arroz transgênico: Ser cobaia não é bom!

O Greenpeace iniciou uma petição contra o arroz transgênico da Bayer, tolerante ao glufosinato de amônio. A petição é endereçada à CTNBio e à Bayer.
Para pedir que o arroz transgênico (LLRice62) não seja produzido no Brasil, entre no site do Greenpeace e assine a petição (Ser Cobaia Não é Bom), a audiência pública está marcada para 18 de março! Para fazer mais, mande email para as empresas deixando clara a sua opinião.
Os produtores só produzem o que o mercado compra. Nós, consumidores, temos o poder de decidir o futuro dos alimentos no Brasil. Não se esqueça, fazer compras, é fazer política. Faça a sua parte, diga NÃO ao arroz transgênico!

Monsanto quer algodão Bollgard Roundup Ready neste ano no Brasil

Monsanto espera que o seu algodão Bollgard RR (resistente ao ataque de insetos e tolerante ao herbicida Roundup) seja aprovado no Brasil em 2009. A meta é colocar em comercialização em 2010.
Já foram 5 os transgênicos da Monsanto aprovados pela CTNBio.
Este não é o 1º transgênico com 2 características na mesma planta, já foi aprovado o milho Herculex, resistente a insetos e ao herbicida glufosinato de amônio.
Enquanto isso, um estudo na Índia (Effect on Soil Biological Activities Due to Cultivation of Bt. Cotton) para determinar o efeito do algodão Bt (Bacillius thuringiensis) da Monsanto, na população microbiana de vários solos, teve como resultado um declínio significativo no totalde biomassa microbiana. Se continuar o plantio de transgênico Bt, os pesquisadores estimam que 6,7 milhões de hectares plantados com culturas Bt na Índia possam se tornar estéreis e incapazes de produzir qualquer coisa dentro dos próximos 10 anos.

Fonte: Invertia e Navdanya

segunda-feira, 2 de março de 2009

Derrota da Comissão Européia, Derrota dos Transgênicos!!

Notícia excelente!!
Há pouco houve a votação no Conselho Europeu de Ambiente, onde estavam presentes todos os ministros, da proposta da Comissão Europeia de impedir a Áustria e a Hungria de proibirem o milho transgênico MON 810 nos seus países. A Comissão Européia foi derrotada!! Eram necessários 255 votos num total de 345, e conseguiram-se 282.
Abaixo, trecho da notícia extraída do G1:
Apenas quatro países - Reino Unido, Holanda, Suécia e Finlândia - apoiaram a proposta de Bruxelas, que pedia aos ministros do Meio Ambiente a UE que votassem na suspensão das cláusulas de salvaguarda decididas pela Áustria e Hungria.
Todos os demais países votaram contra.
Este resultado antecipa uma nova derrota para a Comissão Europeia quando os países da UE forem convocados a votar para obrigar a França e a Grécia a suspender as restrições provisórias ao cultivo do milho MON 810."
Tomara que deste lado do Atlântico ocorra o mesmo!!